Ferramentas para analisar o desempenho do seu site

Ferramentas para analisar o desempenho do seu site

Nessa altura do campeonato, é provável que você saiba que o desempenho do site é um dos fatores para um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Há na internet diversas ferramentas para analisar o desempenho do seu site e de acordo com os dados extraídos podemos fazer as devidas correções para aumentar o desempenho.

Sem dúvida os dispositivos móveis figuram entre os principais motivos para se ter um site otimizado. Cada vez mais as pessoas estão acessando a internet por smartphones ou tablets do que por computadores ou notebooks. Além disso, a maioria dessas pessoas utilizam internet 3G ou 4G tornando obrigatório ter um site otimizado.

Nessa postagem quero trazer algumas dessas ferramentas para analisar o desempenho do seu site. Com essa dica você vai conseguir identificar os arquivos e/ou recursos do sites que atrasam o carregamento da sua página.

Page Speed Insights, ferramenta do Google para analisar o desempenho do site

Vamos começar com o Page Speed Insights, essa é uma das ferramentas de análise de desempenho e velocidade de sites mais utilizadas da internet. Ela pertence ao Google, fazendo parte das ferramentas de desenvolvedores da empresa.

Site PageSpeed Insights

Como usar o Page Speed Insights

Antes de tudo, você precisará apenas fornecer a URL do seu site e clicar no botão “analisar”. Em um curto espaço de tempo a ferramenta vai analisar o seu site e no final vai te mostrar um relatório detalhado com os fatores que está prejudicando o carregamento. Além de mostrar os problemas, o site também dá uma pontuação para o seu site que vai de 0 a 100, logicamente, quanto mais próximo do 100 melhor. Vale lembrar que o Page Speed Insights mede o desempenho para dispositivos móveis e computadores.

Think with Google

Na verdade, Think with Google é um site que fornece dados importantes que nos ajuda a pensar nas melhores estratégias, principalmente de marketing. Os nossos amigos do Google se preocuparam em criar uma plataforma com diversas ferramentas para ajudar os profissionais em diversos segmentos. Entre essas ferramentas está o Test my site que diferentemente do Google Page Speed, testa a velocidade do site em conexões 3G e 4G.

Site Think With Google

Como usar o Think with Google

Semelhantemente ao Page Speed Insights, você precisa fornecer URL do seu site. A ferramenta irá analisar o seu site e mostrará quantos segundos leva pra sua página carregar em conexões 3G e 4G. Outra diferença para o Page Speed Insights é que se você quiser saber com detalhes os fatores que estão prejudicando o desempenho do site, você precisar fornecer um endereço de e-mail para que eles enviem o relatório com as informações.

GT Metrix

Se você quiser outra alternativa as ferramentas do Google, o site GTmetrix é uma excelente opção. Acredito até que seja melhor por fornecer mais informações que o Page Speed Insights e o Think with Google mesmo na versão gratuita.

Site GTMetrix

Como usar o GT Metrix

Para você obter as informações de desempenho é necessário você fornecer a URL do seu site. Alem disso você tem algumas configurações adicionais como por exemplo: escolher o navegador (Firefox ou Google Chrome), tipo de conexão (2G, 3G, banda larga, etc.), local do servidor (São Paulo, Londres, etc.) e muito mais.

Após a análise do seu site, o GTmetrix te mostrará a pontuação PageSpeed, pontuação YSlow, tempo que o site levou para ser carregado tamanho total da página e o numero de requisições o seu site possui. Além disso a ferramenta te mostra a classificação, que vai de A a F e de 0 a 100, do seu site em determinadas regras, por exemplo: Seu site possui muitas imagens pesadas, então nessa regra seu site fica com classificação F e pontuação 0.

Você pode criar uma conta gratuita no GTmetrix, com isso, o site irá gravar todas as analises de velocidade que você fizer. Isso é ótimo para você ir comparando os relatórios a medida que você for testando seu site.

Utilize as ferramentas para analisar o desempenho do seu site ao seu favor

Essas são apenas as principais ferramentas para analisar o desempenho do seu site. Se você fizer uma busca rápida encontrará muitos outros. Cada um tem seus recursos exclusivos mas todos fornecem informações que certamente irão te ajudar bastante a otimizar seu site.

Caso você não tem conhecimento em programação para corrigir os erros, entre em contato com um programador de confiança. Juntamente com ele teste regularmente a velocidade e desempenho do seu site para evitar novos problemas.