Oportunidades de trabalho freelancer

Oportunidades de trabalho freelancer

Desemprego, desgaste, condições de trabalho, salário, esses são apenas alguns motivos pela as quais as pessoas estão optando por criar um negócio próprio. Ter uma renda extra, principalmente, trabalhando em casa se tornou o desejo de muitas pessoas. Nos dias de hoje, podemos contar com a internet para criar negócios. Neste post quero trazer um site onde você encontrará várias oportunidades de trabalho freelancer.

A internet surgiu como uma ótima ferramenta para a criação de projetos rentáveis. São infinitas as oportunidades para a criação de um negócio online, há opções para trabalhar com blogs monetizado, ecommerces e o foco desta postagem que é o trabalho remoto, citando um site conceituado que traz inúmeras oportunidades para os profissionais.

Workana, o site que possui diversas oportunidades de trabalho freelancer

Sim, este é o site, Workana. Em resumo, a Workana é um site que conecta pessoas que possuem algum tipo de serviço para ser feito com profissionais que querem executá-los. A empresa foi fundada em 2012 pelos argentinos Fernando Fornales, Guillermo Bracciaforte, Mariano Iglesias e Tomas O’Farrell e apesar de seu país de origem ser a Argentina, a empresa já atua em alguns países de América como México, Brasil, Venezuela, Honduras, etc. Atualmente, a plataforma já conta com mais de 1.700.000 freelancers cadastrados.

Página inicial da Workana

Como a Workana funciona

O cliente se cadastra no site e faz a publicação de um projeto gratuitamente em determinada categoria. Vários freelancers que se enquadram na categoria do projeto, irão enviar suas propostas citando o valor, um prazo e uma mensagem. O cliente irá analisar as propostas enviadas, podendo interagir, se quiser, com todos os profissionais que se interessaram pelo projeto usando o chat que a plataforma disponibiliza.

Há diversos motivos para se escolher um freelancer, como por exemplo o custo-benefício, experiência, ranqueamento na plataforma, etc. Logo após selecionar o profissional, o cliente deposita o valor acordado por ambas as partes, deste valor, a plataforma retira a sua porcentagem, que pode ser 5%, 10% e 20%. Durante a execução do serviço, o dinheiro fica retido na Workana.

Por fim, se o freelancer fez o trabalho com perfeição, o cliente libera o dinheiro e o profissional receberá o pagamento que ainda fica na Workana. O freelancer poderá configurar a retirada dos seus ganhos. As opções de retirada são:

  • Transferência Bancária Internacional (Através da empresa Payoneer);
  • Cartão de Débito Internacional Mastercard (Através da empresa Payoneer);
  • Receba pagamentos pelo MercadoPago;
  • Receba pagamentos pelo PayPal.

Tirando o MercadoPago todas as outras opções possuem taxas adicionais.

Além disso, o freelancer precisa configurar também a data de retirada que pode ser no começo do mês, do dia 01 ao dia 06 ou no meio do mês, entre os dias 16 e 20. Este último só pode ser escolhido se o profissional tiver uma conta paga no site.

Ainda há a possibilidade de avaliar o serviço e o freelancer ficará salvo nos contatos dentro da plataforma para caso surgir futuros projeto.

Serviços ofertados

Há uma variedade enorme de serviços que podem ser encontrados dentro da plataforma, dentro das categorias existem subcategorias, você pode ter até 3 em seu perfil. Veja abaixo as categorias principais do site:

  • TI e Programação;
  • Design & Multimédia;
  • Tradução e conteúdos;
  • Marketing e Vendas;
  • Suporte Administrativo;
  • Jurídico;
  • Finanças e Administração;
  • Engenharia e Manufatura.

Planos e contas: É preciso pagar um plano para trabalhar como freelancer na Workana?

Ingressar na Workana é gratuito e ao se registrar o freelancer começa com 2 propostas semanais entretanto, a medida que o profissional for realizando projetos e os mesmos forem concluídos com excelência, essas propostas semanais irão aumentando.

A plataforma possui contas pagas que dão benefícios para quem quiser trabalhar como freelancer. Isso encurta o caminho para ser contratado por clientes. As vantagens de ter um conta paga vão de ter mais propostas semanais até receber suporte Premium da equipe da Workana, então, quem tiver poder aquisitivo para adquirir um plano, terá, principalmente, uma boa vantagem para ganhar projetos.

Planos de benefícios da Workana

Conclusão

Ter uma conta paga ajudará a ter mais chances de ganhar projetos, entretanto, dá para começar sem investimento algum e mesmo assim obter um bom lucro. Eu comecei do zero na plataforma, demorei para consegui meu primeiro cliente, mas quando consegui, mantive uma média de 4 trabalhos por mês. Hoje eu já faturei mais de 3 mil reais em mais ou menos 7 meses trabalhando em tempo parcial.

Com a finalidade de fazer de ganhar mais projetos no início, fui atrás de materiais que ensinavam técnicas de conversação e persuasão para convencer os clientes que meus serviços são melhores do que dos meus concorrentes. Em resumo, você tem que saber se vender e vender os seus serviços.

Ao ganhar projetos, procurei executar com perfeição para que os clientes me avaliassem com nota máxima. Como resultado disso, acabei ficando com uma boa reputação e um bom ranqueamento dentro do site, me proporcionando ser contratado para outros projetos.

Com essas dicas juntamente com seu conhecimento, com este site que oferece diversas oportunidades de trabalho freelancer além de muito estudo, certamente você vai ganhar muitos projetos, consequentemente, terá uma ótima renda extra dinheiro trabalhando em casa!!!